Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas

Home


Alimentação Escolar



O Setor Municipal de Alimentação Escolar (SMAE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Alfenas (SEME), conta com nutricionista responsável técnica (RT) e equipe que planejam e executam ações para a garantia do direito à alimentação adequada e saudável e a segurança alimentar e nutricional dos estudantes em todas as unidades da rede municipal de ensino, custeado por recursos próprios e federais.
A oferta de alimentação saudável bem como de ações de educação alimentar e nutricional nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), é realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A alimentação oferecida é diversificada, valoriza os hábitos e cultura alimentar do município e a sustentabilidade. É composta em sua maioria por alimentos produzidos localmente por agricultoras, agricultores e suas organizações.
O SMAE conta com o apoio de universidades parceiras, por meio de estágios, projetos e do Núcleo de Alimentação Escolar e Saúde Interdisciplinar (NAESI) da Universidade Federal de Alfenas. Além disso, é fiscalizado e acompanhado pelo Conselho de Alimentar Escolar (CAE), formado por membros do poder executivo, sociedade civil, pais de alunos e profissionais da educação.

Coordenação: Débora Cristina Batista Gonçalves Pereira
Nutricionista: Alexandra Vieira Gonçalves CRN 21828- 9ª Região/MG
Assistente Social: Cristiane Esteves de Oliveira CRESS- 23570- 6ª Região/MG

Contatos:
merenda.escolar@alfenas.mg.gov.br
alexandra.vieira204@gmail.com


PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar


Clique aqui para acessar informações sobre o PNAE


Agricultura Familiar


Clique aqui para acessar informações sobre a Agricultura Familiar


Alimentos proibidos na Alimentação Escolar


Clique aqui para acessar informações sobre os alimentos proibidos