Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas

Home

FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


2021

Como todas as outras profissões, ser professor(a) demanda formação, pesquisa, dúvidas e, com isso, transformações. Desta forma, compreendendo a importância da formação continuada para o exercício docente, a Secretaria Municipal de Educação continuará disponibilizando links para acesso de vários cursos, incluindo os cursos disponibilizados pelo Ministério da Educação.
Todavia, considerando que os(as) profissionais do Ensino Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos deverão contribuir para que o ensino não presencial ocorra, os cursos não mais serão obrigatórios, ficando o(a) servidor(a) livre para escolher se optará ou não por realizar.
Já para os(as) profissionais da Educação Infantil (supervisores(as), professores(as) e auxiliares de desenvolvimento humano), como o trabalho remoto ocorrerá de maneira diferenciada, os mesmos serão convocados para realizar cursos de formação continuada.
A seguir apresentaremos alguns links para acesso aos cursos. Atentem-se para questão da gratuidade dos cursos. Lembrando que ficará a critério de cada um realizar o curso de maior interesse.
Bons estudos!

Clique aqui para acessar os cursos de formação 2021



Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)


Clique aqui para acessar: DOCÊNCIA E O COTIDIANO ESCOLAR - TEMÁTICAS, DESAFIOS E AÇÕES EDUCACIONAIS

“Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática” (FREIRE, 2010, p.58).




2020

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Vanessa Cristina Girotto Nery, ofertará, a partir do dia 24/08/2020, para os(as) servidores(as) da rede municipal de ensino, Cursos de Formação Continuada Virtual de Professores(as).
Desta forma, a partir da presente data, nossos servidores(as) realizarão a formação, deliberada como obrigatória, por meio de uma plataforma disponibilizada pela Universidade Federal de Alfenas.
Acreditamos que será um momento de efetivas aprendizagens. Os cursos serão voltados para os profissionais que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.

Clique aqui para acessar os cursos de formação 2020

"Não se nasce professor(a), não é um dom divino, um talento inato; assim como todas as profissões, o ato de ser professor(a) demanda formação, construção e dedicação"
(GIROTTO, MAGALHÃES, SALLES, 2017).



ORIENTAÇÕES

Prezados(as) servidores(as) da educação,

Considerando a atual conjuntura que estamos vivenciando devido à pandemia do Covid-19 e na impossibilidade de realizarmos, no município de Alfenas, uma educação remota que atenda 100% dos(as) nossos(as) alunos(as), ficou deliberado que, durante este período TODOS(AS) OS(AS) SERVIDORES(AS) DA EDUCAÇÃO DEVERÃO REALIZAR CURSOS DE CAPACITAÇÃO. Desta forma, a seguir apresentaremos algumas orientações e os cursos que a Equipe Pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, selecionou para vocês, com muito carinho! Aproveitem este momento para adquirirem novos conhecimentos!

* A Equipe Pedagógica salienta a importância dos servidores(as) realizarem o curso Práticas de Alfabetização, do Programa Tempo de Aprender, visto que o curso busca proporcionar a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliem os desafios do ciclo de Alfabetização e sabemos que este ciclo é de extrema importância para a educação dos nossos(as) alunos(as);

* A Equipe Pedagógica buscou vários cursos que se apresentam como on-line e gratuitos. Todavia, não foi possível efetuar a inscrição de todos, visto que eles precisariam também realizá-los. Desta maneira, pedimos a atenção de vocês para que confirmem a gratuidade dos cursos e de seus respectivos certificados;

* Fica a critério de cada um(a) realizar o curso de maior interesse. Ou seja, não necessariamente o(a) servidor(a) que trabalha com a educação infantil, necessita realizar cursos do âmbito da educação infantil;

* Caso o(a) servidor(a) queira realizar outro curso, voltado para o âmbito da educação, que não se encontra nos expostos a seguir, deverá enviar um e-mail para a Equipe Pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comunicando seu interesse por realizá-lo;
E-mail para envio: andrea.alencar@alfenas.mg.gov.br;

* Os certificados de conclusão deverão ser repassados, por e-mail, mensalmente e diretamente aos cuidados do(a) gestor(a) escolar do seu local de trabalho.

Bons estudos e abraços carinhosos!
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas


Clique aqui para acessar os cursos de capacitação